DOE AGORA Qualquer valor

Como eu consegui 2 ofertas de emprego na área de dados na Europa


O passo a passo para você brilhar no velho continente!

Lucas Morato
Mar 7 · 9 min read
Aprender a trabalhar com dados é difícil, mas com certeza não é impossível!
Quando acabar a pandemia eu COM CERTEZA vou aprender essa dancinha

Passo Zero: aprender inglês

Obviamente, esse é o pré requisito número zero. Até pode ser que talvez alguma empresa vá te contratar para trabalhar com dados em português fora do Brasil, mas eu garanto que a maioria das vagas será ou para a língua local ou em inglês. Como diria Oscar Wilde, life is too short to learn German, por isso eu foquei apenas nas vagas oferecidas em inglês. Ter passado quase dois anos na Irlanda com certeza ajudaram muito, mas isso não quer dizer que é impossível conseguir um nível decente de inglês estando no Brasil. Eu sugiro que você estude tudo relacionado a dados diretamente em inglês, vai ser muito complicado no começo, mas aos poucos você se acostuma. Invista também em um curso, na escola de língua que você puder pagar, e se não puder pagar nenhuma, use o Duolingo. Pense que seus planos são de longo prazo e não tenha preguiça de começar a estudar.

Passo 1: definir para qual vaga aplicar

Como quase todo mundo, eu comecei a estudar dados pensando em ser cientista, achando que meu modelinho do Kaggle Titanic já era o suficiente para eu construir um portfólio capaz de me colocar numa vaga dessa. Porém, quando comecei a estudar a sério, vi que ser um bom cientista de dados, principalmente para alguém que estudou Gastronomia como eu, seria um plano a médio, longo prazo, e que eu deveria focar primeiro em saber analisar e manipular dados corretamente. Com meu ano de experiência como analista, foquei em vagas de Data Analyst e Business Intelligence Analyst. Essa última vaga pode ser mais técnica ou mais estratégica dependendo da empresa, por isso eu sempre lia a descrição para aplicar para aquelas que exigiam mais habilidades técnicas, já que era nessa parte que eu decidi me focar por pelo menos mais 2–3 anos.

Image for post
Desligue seu canhão enviador de CVs parça. Foque primeiro em entender qual é a melhor vaga para você.

Passo 2: consegui uma entrevista, o que fazer?

Ok, então você aprendeu inglês, fez projetos que tem a ver com o que você quer trabalhar e mandou vários currículos (eu apliquei para ao menos CENTO E CINQUENTA vagas antes de conseguir uma entrevista). Num dia ensolarado algum recrutador acordou de bom humor e resolveu te dar uma chance. Nesse cenário, duas coisas podem acontecer:

  • Entrevista direta com o RH: nesse caso, ao menos nas minhas experiências, o recrutador não tinha conhecimento técnico, ele queria mais saber sobre minha experiência e soft skills para decidir se eu seria entrevistado pelo gerente da área.
Image for post
MANTENHA A CALMA durante sua entrevista!

Passo 3: o estudo de caso! 😱

É meu amigo, minha amiga, se você conseguiu convencer o gerente que você é bom mesmo, daí provavelmente irão te mandar um estudo de caso (lembre-se, essa é a minha experiência aplicando para vagas aqui em Berlim, as coisas podem variar de lugar para lugar). É nesse passo que a criança chora e a mãe não escuta.

  • Empresa 2: analisar dados da própria empresa e entregar um arquivo em Tableau depois de 3 dias com os resultados.

Passo 4: apresentar seu estudo de caso / mais entrevistas

Após enviar meus estudos de caso, cada uma das empresas tinha processos diferentes:

  • Na segunda empresa, eles analisaram meu estudo de caso e me julgaram apto a continuar na seleção. Fui então entrevistado por um responsável de negócios sênior e depois por uma cientista de dados. Fizeram bastante perguntas sobre soft skills, como trabalho em grupo e sobre minhas experiências passadas. Também contaram mais detalhes sobre a empresa e sobre o trabalho em geral por lá. Terminei as entrevistas fazendo sempre aquela pergunta que falei antes, por que a pessoa gostava da empresa, e tive respostas bem legais.

Passo 5: esperar

Depois de todas essas entrevistas, estudos de caso e apresentações, fiquei cerca de duas semanas esperando por respostas. Um saco não é? Sim, e obviamente tive que controlar minha ansiedade. Quando deu duas semanas eu entrei em contato com a primeira empresa perguntando quando eu teria um feedback, e um dia depois me responderam falando que a vaga era minha! Fiquei super feliz, mas também havia gostado da outra empresa, por isso mandei mensagem para eles pedindo um feedback, e aqui uma coisa engraçada aconteceu.

Qual é a conclusão dessa experiência?

Para mim os pontos principais de todo esse processo são:

  • Invista seu tempo em aprender o que é necessário para a vaga que você almeja, trabalhar com dados é uma área gigantesca por isso é importante definir onde você se encaixa melhor.
  • Crie um portfólio relevante e variado.
  • Nas entrevistas, se prepare, ainda mais se for em inglês, treine, fale com o espelho, com o cachorro, mas esteja preparado.
  • Estudo de caso: é um saco, é difícil, mas é essencial. Faça apenas O SEU MELHOR. Não deixe de brilhar por preguiça.

Comentários

Ebook

Postagens mais visitadas