Pular para o conteúdo principal

DOE AGORA Qualquer valor

Mapa OSINT: Um mapa mental para suas investigações

Mapa OSINT: Um mapa mental para suas investigações

Este é um post convidado por Steve Hall ( https://twitter.com/shall_1 ).Obrigado por escrevê-lo Steve!

Eu participei recentemente do SANS Denver (SEC487) porque eu queria completar meus conhecimentos sobre alguns dos OSINT que eu vinha fazendo. A turma cobria várias ferramentas para ajudar a realizar a tarefa de documentar seu processo, sendo uma delas mapas mentais. Eu estava familiarizado com eles, pois era isso que eu vinha usando antes da aula. Durante essa semana de treinamento, Micah compartilhou os estágios iniciais de “ Your OSINT Graphical Analyzer”ou YOGA. Eu pensei que seria ótimo adicionar ao modelo do mapa mental. À medida que a aula progrediu, comecei a adicionar mais e mais ao modelo. Eu preferi adicionar tudo isso a um único mapa mental porque parece que quanto mais velho eu fico, mais eu pareço esquecer, então ... depois de modificá-lo um pouco, compartilhá-lo com o Micah, então mais algumas modificações, aqui está o resultado.
Este mapa mental é um mapa com várias guias, com cada guia ajudando a guiar através de um processo / envolvimento OSINT.
guias
A guia Objetivos e Escopo é uma informação básica que você desejará saber antes de iniciar o processo de coleta de dados. É um conjunto útil de perguntas (tiradas direto da turma!) Que ajuda você a definir seu escopo. Uma vez que seu escopo esteja completo, você pode clicar no botão de avaliação inicial (que o vinculará à guia do processo OSINT) ou apenas na próxima guia rotulada como Processo OSINT.
goalsscoping1
A guia do processo OSINT é "O seu OSINT Graphical Analyzer" do Micah em um formato de mapa mental. Eu queria ter esse fluxo no mesmo documento que usei para coletar e documentar as informações coletadas. Se você passar o mouse sobre a seção de notas, você terá os mesmos exemplos / rótulos que Micah tem neste site. Eu também adicionei hyperlinks no mapa mental aos sites que ele listou em YOGA.Existem links adicionais que o levarão para a terceira e quarta guia (Coleção de Dados OSINT e Recursos Adicionais).
osintprocess2
A guia Coleta de dados é para adicionar todos os seus resultados. Após a conclusão da coleta, você poderá exportar os dados para um formato viável para qualquer relatório que precise fornecer.
coleta de dados3
A guia Recursos Adicionais é uma coleção de recursos que você pode usar para coletar dados adicionais. Não é de forma alguma uma lista abrangente, mas é uma boa coleção de recursos. Ele tem recursos da Web diferentes com base nos dados que você tem, sites de coleções que possuem recursos adicionais, ferramentas que podem ajudar a minerar mais dados e fluxogramas da IntelTechniques.
addlresource
Você pode obter o mapa mental no  repositório github do WebBreachers . Você precisará de um aplicativo MindMap para usá-lo.Eu uso o XMind Pro, mas eles também têm uma versão gratuita. Ele funciona no Windows, Linux e macOS e é bastante completo.
Esperando que isso seja útil para você. Se você tiver sugestões de alterações, informe a mim ou a Miquéias ou envie uma solicitação de recebimento no repositório do github.

Comentários

Ebook

Postagens mais visitadas